Bluetooth 4.0: Novidades e diferenças


image

O Bluetooth 4.0 deixou de ser um mistério. A nova versão já está licenciada e a principal novidade é o baixo uso de energia, assim as transferências gastarão bem menos do que na versão anterior, onde grande parte era desperdiçada.

Essa diferença no gasto de energia será melhor percebida em aparelhos pequenos, que originalmente já consomem menos, como um fone de ouvido, por exemplo.

A economia de energia tem um certo impacto na velocidade da transferência, mas o prometido pelos desenvolvedores é que a mesma atinja até 1mb/s. E como não podemos descuidar da segurança, o novo protocolo de criptografia para este padrão é de 128 bits.

Maior alcance

Outra novidade é a ampliação do alcance de 9 para 61 metros, o que gera a possibilidade de novas utilizações promissoras para o Bluetooth, como o relógio com Bluetooth da Casio que permite a comunicação do mesmo com um celular em um raio de 5 metros. Não é uma distância muito grande, mas pense nas possibilidades, dá para monitorar pessoas em um prédio ou crianças pela casa, por exemplo.

ioneirismo

A Apple, como sempre, partiu na frente e já adotou a nova versão do Bluetooth nas versões mais recentes do MacBook Air e do Mac Mini. As novidades chegam até o mundo dos esportes, foi lançada a primeira cinta de monitoramento cardíaco que utiliza a tecnologia 4.0 e permite a conexão diretamente com um celular, sem a necessidade da intervenção de um relógio de pulso. MacBook Air (Foto: Reprodução)MacBook Air (Foto: Divulgação)

O que é Bluetooth?

Bluetooth é uma frequência de rádio de curto alcance que permite a troca de dados entre dois equipamentos sem fio. Atualmente todos os novos notebooks e celulares vem com Bluetooth integrado. Outros equipamentos que também podem ter esta tecnologia são as câmeras digitais, impressoras e consoles de videogames.

Com ele você pode enviar fotos, áudio, notas, contatos e vários outros tipos de informações, basta estar com o Bluetooth habilitado e estar próximo ao outro equipamento.

O Bluetooth 3.0, quando foi lançado, trouxe como novidade a integração ao padrão de comunicação IEEE 802.11, que garantiu uma velocidade superior que o seu antecessor, o Bluetooth 2.0.

About Nelsonmassa

Blogueiro, DJ, Gamer :D

Posted on Julho 30, 2011, in curiosidades. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: